Diagnóstico organizacional
R: O diagnóstico organizacional tem a finalidade de possibilitar o desenvolvimento de intervenções consistentes e assim coordenar o rumo das ações, direcionarem soluções para os problemas encontrados e indicar as melhores formas e procedimentos para remedia-las. A questão de base é a sobrevivência organizacional a longo prazo um bom diagnóstico deve verificar como anda a competitividade da organização, como está o portfólio de serviços ou produtos, a sua flexibilidade em relação às mudanças, a sua capacitação para construir as transformações necessárias, os recursos estratégicos, o processo de projetar e construir o futuro da organização, e a estrutura de poder e de liderança.
2) Quais são os tipos de instrumentos para levantamento de informações.
a) Identificar os tipos de instrumentos.
R: Entrevista, questionário e observação pessoal.
b) Relatar as condições de aplicabilidade de cada um dos tipos.
R: Entrevista: A entrevista é utilizada quando se quer obter informações que requeiram reflexões em conjunto com os entrevistados; quando a amplitude do processo que está em estudo não contempla muitas áreas a serem levantadas e quando se quer obter informações que estão “armazenadas” na memória dos entrevistados, em razão de suas experiências.
Questionário: Consiste em uma série de questões ou perguntas formuladas previamente, podendo ser utilizado com ou sem presença de pessoas envolvidas no processo, quando há necessidade de obter respostas quantitativas; quando é preciso obter informações de diferentes pontos geográficos e quando é necessária uma análise estatística.
Observação pessoal: É o único método de comparação das informações obtidas na pesquisa de documentação, questionários e entrevistas com a realidade dos fatos. È utilizada quando há necessidade de conhecer o ambiente (layout) no qual se desenvolve o processo de análise; quando é preciso verificar in loco o fluxo de um ou mais