Diagnóstico Empresarial
Atualmente as empresas vêm enfrentando dificuldade, devido à alta concorrência e abertura dos mercados num ambiente globalizado. Neste sentido, apresenta-se a importância do diagnóstico organizacional para identificar as deficiências e potencialidades das empresas, as fases de implantação dessa ferramenta e como desenvolver esse diagnóstico, bem como suas consequências, desenvolvendo a partir daí ações estratégicas de melhoria de produtos e serviços e inovações para agregar valor, transformando estas melhorias em vantagem competitiva sobre as empresas rivais, aumentando a satisfação dos clientes e contribuindo no crescimento da organização.
Diagnóstico Organizacional e Vantagem Competitiva
Com o fenômeno da globalização, inúmeros foram os benefícios para a população e para diversas empresas que puderam expandir seus negócios, crescendo de forma vertiginosa. A abertura dos mercados permitiu às empresas venderem no mundo todo, elas saem da limitação geográfica e desenvolvem novas praças para comercialização de seus produtos.
Porém, essa abertura também trouxe maior concorrência e desafios para as empresas locais, pois da mesma forma que as nossas empresas expandiram seus negócios para o mundo, as empresas de outros países também invadiram o mercado brasileiro. Com isso, houve uma enxurrada de produtos com preços altamente competitivos vindos de todos os locais, principalmente da China, que consegue colocar produtos dos mais diversos tipos no mercado brasileiro com valores abaixo do mercado local.
A situação mencionada tem feito as empresas se aprimorarem e se profissionalizarem para enfrentar essas divergências, levando em consideração tanto o mercado local, como um ambiente macro, pois atualmente as maiores concorrências podem vir de diversos lugares, imputando dificuldades no mercado local. As empresas devem reinventar seus processos constantemente na busca de melhoria contínua e de maior efetividade dentro de cada setor estratégico da