Monitoria em Tecnica cirurgica
1. PREPARO PRÉ-OPERATÓRIO DE MÃOS
1.1 Deve ter duração total de 5 minutos (incluindo pré-lavagem e lavagem).
1.2 Proceder “pré-lavagem” (1min) de mãos com clorexidine (a pré-lavagem é a mesma aprendida na disciplina de técnica de enfermagem).
1.3 Todos os procedimentos de lavagem e escovação devem ser em espelho (unhas E/D,interdigitais E/D, dorso das mãos E/D, palma das mãos E/D), seguido da escovação dos punhos e do antebraço E/D.
1.4 Com a escova, após colocar clorexidine, proceder escovação de unhas de uma mão, depois das outra. Escovar interdigitais de uma mão, depois a outra. Escovar a palma de uma mão, depois a palma da outra mão; seguido do dorso de uma das mãos e o dorso da mão restante.
1.5 Os punhos e antebraços devem ser escovados anteriormente e posteriormente de um lado e depois anteriormente e posteriormente no membro contralateral.
1.6 Enxaguar a mão com o membro erguido de distal para proximal com o cuidado de não encostar na torneira e cuba. Repetir o procedimento com o membro contralateral.
1.7 A Luva química deve ser realizada após toda a lavagem de mãos e antebraços. Deve ser realizada com clorexidine em palma e dorso das mãos, interdigitais e punho.
2. PARAMENTAÇÃO E PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS
2.1 Com os braços em 90 graus com o plano transversal, o aluno deve adentrar no centro cirúrgico sem encostar as mãos em nenhum lugar, inclusive em seu próprio corpo.
2.2 Usar campo pequeno disposto acima da mesa cirúrgica e com movimentos de prensa, enxugar as mãos de distal para proximal, sendo que cada lado do campo deve enxugar apenas uma das mãos.
2.3 Pegar o capote com a mão na parte interna da roupa, se afastar da mesa com o capote ainda dobrado, procurar um local onde seja possível abri-lo sem encostar em nada e por fim abri-lo.
2.4 Vestir o capote sem encostar as mãos na parte externa.
2.5 Pedir ao monitor que feche o capote parcialmente. Os alunos já devidamente