Diagnóstico da comunicação
Caracterização da Empresa
A Confederação de Agricultores de Portugal foi fundada a 24 de Novembro de 1975 através dum movimento espontâneo de agricultores.
Actualmente trata-se de uma organização sócio – profissional agrícola que agrupa mais de três centenas de organizações de todo o país pertencentes ás principais zonas agrícolas portuguesas (federações, adegas, associações regionais, cooperativas, etc.).
A CAP tem como principal missão auscultar os problemas e as necessidades da agricultura nacional, encaminhando os mesmos para análises técnicas e estudos especializados de forma a ajudar na formulação das melhores estratégias a adoptar, tanto no plano nacional como no internacional por forma a garantir uma política agrícola que garanta a participação no mercado único.
É também da sua maior responsabilidade alertar o Governo para a concretização de infra-estruturas essenciais.
A CAP tem também um papel bastante importante e activo no associativismo sócio – profissional através do seu departamento técnico que dá apoio a todos os seus quadros assim como através dos vários centros de formação espalhados por todo o país que formam quadros técnicos especializados para o mercado de trabalho.
A CAP faz parte do Conselho Económico e Social assim como dos Parceiros Sociais que ajudam na tomada de decisões importantes para as políticas nacionais, tem também quadros permanentes na Comissão Europeia que garantem a defesa dos interesses nacionais na União Europeia, assim como parte integrante do COPA ( Comité das Organizações Patronais Agrícolas), GEOPA ( Empregadores Profissionais Agrícolas) , USSE (União Silvicultores do Sul da Europa) , CEPF (Confederação Europeia de Proprietários Florestais), FIPA (Federação Internacional Produtores Agrícolas) e CESE (Conselho Económico e Social Europeu).
Mercado
Como principais mercados de actuação a CAP tem o território nacional através da sua principal missão que passa pela defesa dos interesses dos