Fuck you
Bandeirantes
2012
Grandes Desafios da Pesquisa em
Computação no Brasil – 2006 – 2016
O grande avanço da tecnologia computacional revolucionou a pesquisa científica, sendo reconhecida atualmente como o “terceiro pilar” a sustentar tal pesquisa, junto com os pilares da teoria e da experimentação.
Um seminário de grandes desafios de pesquisa não é um evento científico tradicional. Seu objetivo não é apresentar resultados de pesquisas em andamento, mas sim definir questões de pesquisa que serão importantes para a ciência e para o país no longo prazo.
Grandes Desafios envolvem questões associadas a “problemas centrais” que não podem ser resolvidas por pesquisas que objetivam resultados de curto-prazo. São necessários múltiplos enfoques para atacar grandes desafios, e estes deverão ser pesquisados dentro de um horizonte de longo prazo.
Na área da Computação, existem duas iniciativas para definir os Grandes Desafios em Pesquisa em Computação, as “Grand Research Challenges in Computing”, uma nos EUA e outra na Inglaterra. Nos Estados Unidos, a iniciativa apoiada pelo National Science Foundation em 2002 resultou na formulação dos seguintes desafios: Systems you can count on, A teacher for every learner, 911.net(ubiquitous information systems), Augmented cognition e Conquering complexity.
Na Inglaterra a UK Computing Research Committee e a British Computer Society produziram a seguinte lista de desafios em 2005: In Vivo – In Silico, Ubiquitous Computing: experience, design and science, Memories of Life, The Architecture of Brain and Mind, Dependable Systems Evolution e Journeys in Nonclassical Computation.
A SBC e os Grandes Desafios da Computação no Brasil: 2006-2016
Os Grandes Desafios da Computação no Brasil, foi organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, e o objetivo foi gerar um conjunto de cinco Grandes