Fuck you
A decisão é um termo que se refere ao processo cognitivo pelo qual uma pessoa pode escolher como agir e comportar-se em diferentes situações na vida em geral.
Segundo Gomes L.; Gomes C.; Almeida 2006, O conceito do vocábulo decisão é constituído por “de” (que vem do latim e significa parar, extrair, interromper) que se antepõe à palavra “cisão” (do latim caedere que significa cindir, cortar). Sendo assim, literalmente decidir significa “parar de cortar” ou “deixar fluir”. Levando em consideração este significado podemos entender o processo decisório como uma parte crucial para a resolução optimizada de uma situação indesejada.
Gomes (2002) argumenta que a decisão pode ser classificada como simples ou complexa, especifica ou estratégica, e que suas consequências podem ser imediatas, em curto e longo prazo, ou a combinação entre as formas anteriores e podendo, inclusive, ter reflexos bem diversos.
Constantemente, os administradores se deparam com um determinado número de opções de decisão e, dentre estas, devem ser escolhidas aquelas que levem a organização a atingir seus resultados. Para Maximiano (2000), o processo decisório tem uma estrutura sequencial logica que visa identificar o problema/oportunidade passando pelo levantamento do diagnóstico, verificacao das alternativas possiveis e reflectindo na melhor escolha, que será a efetiva na tomada de decisão.
Morgan (2002) enfatiza que “ as organizações são sistemas de informações ” com o objectivo de tomar decisões considerando não haver exagerado em classifica-las como “cérebros processadores de informações”. O papel da informacao como agente de mudanças na economia, na política, no processo produtivo e até nas relações de trabalho tem aumentado o que impõe as empresas de necessidades de maior organização, competência e agilidade decisória. Os gestores da nova organização vivem em um ambiente inteiramente novo, no qual se veem obrigados a tomar decisões, não só em maior número, mas de