Ciência e pseudociência
Como exemplo, posso citar que seria mais lógico preferirmos utilizar de tratamentos medicinais que sejam cientificamente comprovados, testados, do que apenas nos tratarmos seguindo basicamente orientações de alguém que por algum motivo acha a sua técnica mais eficiente, mais rápida, sendo até muitas vezes técnicas baseadas apenas em suas crenças, induções, e acabam transformando-as em pseudociência, pelo fato de não ter uma explicação lógica ou alguma forma de comprovar cientificamente que esse método realmente funciona.
Deixarei clara a definição de pseudociência, etimologicamente percebemos que significa ‘falsa ciência’ é aquilo que se pretende ser ciência, embora não pode ser considerada como tal por sua falta de testes empíricos.
Mas como distinguir o que é considerado ciência do que é apenas pseudociência? Sabemos que não existem verdades inquestionáveis e que a qualquer momento uma teoria considerada cientifica pode ser refutada, provando-se que outra teoria explica melhor certo fato, normalmente as teorias cientificas surgem de um problema, sobre o qual geramos hipóteses e teorias para provarmos que aquilo pode ser falso de alguma forma, falhando nesse propósito de comprovarmos sua falsidade consideramos inicialmente que ela deve ser uma teoria verdadeira. Existem muitas pseudociências que são levadas a sério por muitas pessoas que chegam a acreditar totalmente ou parcialmente no que elas