Diagnostico Organizacional
1 Introdução
Diagnóstico Organizacional é uma radiografia da situação atual da empresa e de seu sistema de gestão. Pode ser desenvolvido com uma abordagem mais geral de todo o contexto da gestão ou ter focos específicos em determinados processos. Segundo Rosa (2001, p. 10) o diagnóstico permite uma visão integrada e articulada da organização ou de um problema específico, resultando em mais agilidade para superar os obstáculos, melhor direcionamento dos investimentos.
Assim como a natureza dos seres vivos tem um ciclo de vida (nasce, cresce e morre) as organizações também passam por estágios durante sua existência. Estes momentos foram nomeados por alguns estudiosos como CVO – Ciclo de Vida das Organizações. O modelo teórico de Churchill e Lewis é o que será apresentado neste trabalho e as características do comportamento do Empreendedor.
Estes modelos buscam fornecer subsídios para entender o processo de desenvolvimento da empresa como também aumentar o entendimento sobre a natureza, características e os problemas dos negócios, ajudando os colaboradores a enfrentar as situações atuais e futuras.
2 CVO – Modelo de Churchill e Lewis
O modelo proposto em 1987 visa identificar as semelhanças e os problemas normalmente enfrentados durante os estágios de desenvolvimento das pequenas empresas, mesmo com todas as diferenças de lideranças, estruturas e modelos de gestão destas.
Foram definidos em 5 estágios: Existência, Sobrevivência, Lucratividade, Decolagem e Maturidade. Cada estágio é qualificado de acordo com o tamanho, diversidade e complexidade da organização.
2.1 - Estágio 1: Existência.
Nesse estágio a empresa quer conseguir e garantir a demanda dos primeiros clientes. Sua estrutura é simples e seus proprietários realizam praticamente todas as atividades. Quase não há controles formais e a estratégia é focada basicamente no faturamento para o