Pesagem
Objetivo: Aprender a manusear os instrumentos de medida de volume precisos e obter medidas mais precisas.
Resumo: A partir desse experimento iremos aprender a medir o volume da agua com três recipientes diferentes e analisar a precisão entres os próprios, tendo como mais precisos a proveta, menos preciso o Becker.
Introdução:
A medida se da pelo processo de atribuir um valor numérico. Cada instrumento dá-se a atribuir um valor especifico diferente, todos as medidas estão sujeitas a erros (seja ele de qualquer natureza).
Essas escalas feitas em laboratórios feitas em laboratório com instrumento graduados (provetas e beckers), ou medidas volumétricas de precisão feitas em buretas, pipetas volumétricas e graduada e no balão volumétrico nos dão mais precisão ao ser medido.
De certa forma os instrumentos tem sua tolerância (limites e erros), dentre todos os mais comuns são as leituras feitas em líquidos, essa leitura so pode ser feita de forma mais precisa quando os olhos estejam no mesmo nível da superfície do liquido. O deslocamento de um liquido e chamado paralaxe, isso ocorre quando o objeto não esta no mesmo ângulo em que a posição não seja correta.
Matérias e Métodos:
- Pisseta
- Pipeta graduada
- Pipeta volumétrica
- Pera
- Erlenmeyer
- Becker (250 ml)
- Bureta
- Proveta
- Garras
- Suporte universal
Reagentes Utilizados:
Agua destilada
Procedimento Experimental 1). Foi medido 50 ml de água num Becker, e o próprio foi transferido para o erlenmeyer, corrigido o erro de escala, depois foi transferido para a proveta e certificou-se sua precisão. 2). Novamente foi medido 50 ml de água em uma proveta, depois transferido a um Becker e foi verificado o erro de escala. 3). Também medido duas vezes 10 ml de água em uma pipeta volumétrica e ao transferir para uma proveta, mediu-se 5 ml na pipeta graduada e foi verifica a sua precisão.
Resultados e Discussões Primeiro foi notado que ou transferir o conteúdo do