Pesagem
Uniararas
Relatório Nº- 1 Data: 16/03/2012
Pesagem
Nome do Aluno(a)/ RA-
Curso: 1º Ano Biologia Período: Noturno Disciplina: Química Inorgânica Professor Responsável: Marcos V. Corrêa da Silva
Araras / SP
2012
INTRODUÇÃO
A pesagem é uma das mais importantes operações nos laboratórios de Química. Neste processo, a massa de um corpo é determinada por comparações com massas conhecidas, Utilizando-se balanças.
As principais causas de erro na pesagem são:
- Modificações nas condições em que se encontra o recipiente e/ou substâncias, entre pesadas sucessivas.
- Empuxo diferente do ar sobre o corpo e os pesos. - Inexatidão nos pesos.
- Efeito da temperatura.
- Absorção de umidade e/ou gás carbônico do ar – as substâncias absorvidas também serão pesadas, causando erro. Como solução deve-se secar a substância antes da pesagem, deixá-la esfriar num dessecador e pesá-la num pesa filtro.
- Película de água aderida à superfície dos corpos – correspondente ao teor do vapor de água contido na atmosfera ambiente. Quanto mais baixa for a temperatura do corpo em relação a temperatura ambiente, tanto maior a espessura dessa película. Assim um corpo frio aparentará maior peso do que um corpo quente. A solução nesse caso consiste em só pesar o objeto após o mesmo ter adquirido a temperatura ambiente.
Contudo a balança também é um instrumento importante no laboratório. É um instrumento delicado, em sua maior parte importada e, por isso, de preço bastante elevado. Alguns tipos de balanças nos dão resultados pouco precisos enquanto outros nos dão resultados mais rigorosos. Este segundo tipo de balança dado seu grande emprego em química analítica, é chamada balança analítica. As balanças analíticas geralmente pesam até décimo de milésimo, ou seja, até a