diagnostico organizacional
Gestão Com Pessoas.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos fazer um estudo de caso do Restaurante Fellini, de grande renome na Zona Sul do Rio de Janeiro, devido o bufe com cobrança a peso e uma enorme diversidade gastronômica.
É considerada uma empresa familiar com gestão participativa, onde bons funcionários que se destacam recebem premiações em dinheiro, desde um elogio de um cliente ate idéias inovadoras.
Uma empresa é um conjunto organizado de meios com vista a exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. Segundo a Teoria Sistêmica, esses princípios administrativos estão relacionados a quatro fatores: Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Todo negócio bem-sucedido deve estar apoiado num plano de negócio, que deve conter informações importantes como as estratégias do negócio, recursos humanos, análise dos dados e seleção das informações, gestão dos processos operacionais entre outros. O desafio do administrador é constante, pois manter uma empresa sólida no mercado competitivo que temos hoje não é tarefa simples.
Conforme as disciplinas estudadas no 1º semestre do curso de Processos Gerenciais e buscando aplicar os conhecimentos adquiridos neste período, objetiva-se solucionar os 4 desafios propostos de acordo com as características do Restaurante Fellini.
Desenvolvimento
O Fellini é restaurante bem conceituado no bairro Leblon na zona sul do Rio de Janeiro. Com uma ampla concorrência, porém diferenciado no seu atendimento. Focado na gestão de pessoas, o detalhe é a gestão familiar dividida entre os sócios mãe e filho, pelo qual seus funcionários participam da administração do restaurante.
Entendemos que o restaurante Fellini se divida em 4 principais áreas funcionais: Recursos Humanos, Produção, Marketing e Financeiro, sendo que cada uma delas realizam funções como descrito abaixo:
Recursos