Pontos de função
Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação
ANÁLISES DE PONTOS DE FUNÇÃO
Felipe Vasconcelos
Lucas Oliveira
Murilo Valeu
Randell Carvalho
Tulio Gobira
Prof.(a) Pedro Miranda
Belo Horizonte
Centro Universitário Newton Paiva
2º Semestre / 2010
INTRODUÇÃO
Pontos de Função não mede a produtividade ou o esforço de desenvolvimento. Pontos de função medem o tamanho do que o software faz, ao invés de como ele é desenvolvido e implementado. Isto significa que, dado um conjunto de requisitos de usuário, o tamanho funcional do software será o mesmo, seja ele desenvolvido com a utilização de COBOL ou DB2, usando desenvolvimento rápido de aplicações (RAD), ou métodos estruturados de desenvolvimento.
Medida funcional de tamanho de software é um conceito definido pelo padrão ISO/IEC e refere-se à medição do tamanho do software considerando-se apenas a funcionalidade solicitada e recebida pelos respectivos usuários. Nesse sentido, uma medida funcional de tamanho é uma medida externa, pois mede somente aquilo que é percebido pelos usuários do produto de software, independentemente da forma de implementação escolhida.
OBJETIVO
Medir a funcionalidade requisitada e recebida pelo usuário. Medir projetos de desenvolvimento e de manutenção independentemente da tecnologia utilizada.
DESENVOLVIMENTO
A contagem dos pontos de função é realizada com base em cinco tipos de componentes de software: arquivos internos, arquivos externos, entradas, saídas e consultas. Esses termos possuem um sentido específico na FPA - Function Point Analysis (Análise de Pontos de Função) e a identificação e classificação dos componentes exige conhecimento especializado.
Os pontos de função são utilizados como fator normalizador do tamanho do software, permitindo o estabelecimento de métricas tais como produtividade (pontos de função produzidos por pessoa-mês), taxa de entrega (homens-hora para a