Diagnostico Organizacional
No diagnóstico organizacional a abordagem sistêmica é o fator principal que possibilita atingir os objetivos desenhados pelos gestores da empresa. São analisadas todas as áreas da instituição com a finalidade de descobrir os pontos fracos e fortes que elas apresentam, na oportunidade serão feitos ajustes e implantadas novas técnicas na dinâmica dos processos internos da empresa, com a intenção de maximizar o potencial e o desenvolvimento das áreas a fins.
Através do diagnóstico organizacional, diferentes modelos de gestão serão implantados o que possibilitará um novo comportamento empresarial, resultados e longevidade para a organização.
De acordo com Newman e Warren (1980), o diagnóstico organizacional é um processo de verificação temporal e espacial que visa analisar a empresa ou determinado processo como um todo; especificar desvios de desempenho; analisar condições internas e externas, ou seja, diagnosticar sintomas de procedimentos não adequados ou que poderiam estar mais delineados com as necessidades da organização.
Existem algumas modalidades de diagnósticos organizacionais, são elas diagnóstico geral, diagnóstico financeiro, diagnóstico de produção/fábrica, diagnóstico de vendas/ markting, diagnóstico de sistemas/ informática:
Diagnostico geral: É uma abordagem mais ampla que examina todas as funções gerenciais e áreas da empresa. Examina os números, os fatos, os dados contábeis e financeiros. Tem como resultado um relatório completo.
Diagnóstico