Diagnostico empresarial
O LIMIAR DA AUTOCRACIA
Alunos: João Pedro Brito
Lenilson Dornelas
Leonardo Barbosa
Recife,
2011
Quando um grupo ou indivíduo exerce um regime sobre uma massa social tomando as leis, normas ou até costumes regentes para si e alterando como bem entender, origina-se um regime autocrático. O significado etimológico de autocracia deriva-se do grego e significa auto poder, sinônimo de palavras como ditadura e monarquia.
Fatores como pobreza, desigualdade social, baixa escolaridade e economia desfavorecida como reflexo desse processo, o desemprego, são características sociais que favorecem a instituição do regime autocrático. Pois bem nenhumas dessas características podem ser identificadas no filme e é quando se tem uma noção do poder de um líder em aglutinar simpatizantes para sua ideologia ou causa.
O filme A Onda (2009) remonta acontecimentos de meados do século XX e de forma categórica, aborda o surgimento de um regime em desuso em plena sociedade globalizada, que viveu o terror da manipulação do caráter social, sendo essa ferramenta importante para exercício da liberdade.
São identificados grupos de diversas áreas sociais: grupos formais- Equipe de professores, Time de polo aquático e Grupo de sala de aula que deu origem ao movimento chamado “A Onda”. Identificam-se também os grupos informais: Primários- A família e Secundários- Os amigos.
Os tipos de liderança exercida sobre os grupos são diversos, exemplificando-se em Coerção, Especialização e Referencial, essa por sua vez a mais enraizada e poderosa dentre as demais abordadas pelo filme.
Os líderes dos grupos acima citados são: Marcos – Capitão do Time de Polo Aquático utiliza a liderança de especialização e referencial, diferindo-se de Dennis – Líder do Grupo Teatro Colegial que utiliza a Coerção para manter a disciplina do grupo, ou até mesmo Kevin Líder do Grupo de Baderneiros que utiliza a o tipo de liderança controladora que foca manipulação de material ou