Diabetes na terceira idade
Resumo
A diabetes é uma doença em que há o excesso de glicose no sangue. E ela é a nossa fonte de energia. Mas, apesar de tanto açúcar disponível, as células do corpo do diabético passam fome. Isso porque, para entrar nas células, a glicose precisa do empurrão de um hormônio chamado insulina. O diabético sofre pela falta desse hormônio. Existem dois tipos de diabete.
O mais comum é o senil, um distúrbiohereditário que atinge parte da população adulta. mas são os hábitos de cada pessoa que vão determinar quem vai desenvolver a doença. Este tema foi escolhido ao se observar, o grande numero de Idosos com Diabetes e complicações por causa da doença. A metodologia utilizada para efetivação desse artigo constou de um estudo bibliográfico com abordagem teórica, onde se procurou compreender o estado de saúde, bem como a alimentação nessa faixa da vida, que pode ser um importantíssimo aliado para a saúde do idoso. A obesidade é a principal responsável por disparar o diabete em alguém que tenha a tendência. A outra forma da doença é o diabete tipo 1, que já foi chamado de juvenil.
Ele atinge as crianças. Nelas, o sistema de defesa do corpo destrói as células do pâncreas que fabricam a insulina.
O exercícios de fisioterapia tem sido cada vez mais utilizado no controle dos níveis de glicemia dos diabéticos tipo I e tipo II. Os seus benefícios se dão através do aumento da capacidade do corpo em utilizar a glicose com menor quantidade de insulina, conhecida como aumento da sensibilidade à insulina, que resulta em redução da dose de medicamentos. A
Organização Mundial de Saúde classifica o diabetes em dois tipos, o Tipo 1 e Tipo 2. Outros tipos ocorrem mas de menor incidência (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006).
2. Diabetes na terceira idade
O diabetes é uma doença crônica onde o organismo não produz insulina ou não pode usar de maneira adequada o que produz. A insulina é produzida por um órgão chamado pâncreas.