plano de cuidados para Dona Augusta
Polo: Governador Valadares- GV1
Módulo: Processo de Trabalho
Atividade Título: 6
Autor:
Plano de manejo - Auto cuidado Apoiado
Método clínico centrado na pessoa (MCCP)
O caso da Dona Augusta
(1) Explorando a doença e a experiência da pessoa com a doença: Dona Augusta tem 72 anos, viúva há 15 anos, pensionista do INSS recebe um salário mínimo por mês e tem hipertensão há quase 25 anos e diabetes há 10 anos. Dona Augusta e Dona Maria Olímpia dividem o mesmo muro e estão sempre conversando da vida e dos problemas. Nos últimos anos Dona Augusta vinha caindo com frequência e há alguns meses teve uma queda feia no banheiro e desta vez quebrou o colo do fêmur. Ficou internada, operou, fez o tratamento direitinho, mas ainda está andando com dificuldade e usando uma bengala.
Dona Augusta gosta muito de ir ao Baile da Terceira Idade, mas não comentou com o médico que estava triste por não poder participar dele desde que quebrou a perna.
Avaliando a história, exame físico, exames complementares; No caso de dona Augusta a hipertensão e o diabetes não a estavam incomodado e sim a dor crônica na perna e a dificuldade de deambulação que a estavam impedindo de ir ao baile da terceira idade. Seu principal divertimento.
- Avaliando a dimensão da doença: sentimentos, ideias, efeitos sobre a funcionalidade e.
Expectativas da pessoa. Dona Augusta estava triste e se sentindo mais só e também mais limitada desde que ocorreu o incidente da queda seguida de fratura do fêmur isto parece que também a estava influenciando a ser mais relapsa em relação ao cuidado com a hipertensão e o diabetes.
(2) Entendendo a pessoa como um todo inteiro: - A pessoa: Sua história de vida, aspectos pessoais e de desenvolvimento: Dona Augusta 72 anos viúva a 15 anos, hipertensa há 25 anos e; diabética há 10 anos apresentando quedas frequentes nos últimos anos que culminaram com uma fratura de fêmur