Trabalho De Portugues Prosa
Curso Técnico de administração Integrado
Nomes: Carlos Eduardo Silva da Rocha nº=01 Lucas Wilson da Veiga Pergo nº=13
Ano= 4º ano A(i)
Prosa modernista – geração de 30
Assis Chat. PR 2015
Prosa
A Geração de 1930, ou Segunda Geração Modernista, foi considerado um divisor de águas para a Literatura brasileira: longe das palavras de ordem evocadas na Semana de Arte Moderna de 1922 e da Literatura proveniente do grito modernista, atingiu uma condição adulta e moderna, responsável por alçar a produção literária a novos patamares.
A atmosfera de pessimismo que atingiu a sociedade e ameaçou os rumos da humanidade foram representadas na Literatura dos anos 30 que, diante das novas configurações históricas, apresentou experiências artísticas nascidas em tempos de conflitos. Desse novo contexto, outra demanda foi apresentada: a necessidade de um maior envolvimento social e de um olhar mais cuidadoso para a região Nordeste, que surgiu então como um novo cenário em nossa Literatura.
Contexto histórico
Recebendo como herança todas as conquistas da geração de 1922, a segunda fase do Modernismo brasileiro se estende de 1930 a 1945.
Período extremamente rico tanto em termos de produção poética quanto de prosa, reflete um conturbado momento histórico: no plano internacional, vive-se a depressão econômica, o avanço do nazismo fascismo e a II Guerra Mundial; no plano interno, Getúlio Vargas ascende ao poder e se consolida como ditador, no Estado Novo. Assim, a par das pesquisas estéticas, o universo temático se amplia, incorporando preocupações relativas ao destino dos homens e ao "estar-no-mundo".
Característica
Dessa forma, seguindo essa linha de raciocínio, as criações artísticas, sobretudo na prosa, estão voltadas para o intimismo, caracterizado como uma espécie de sondagem interior e bastante