Realismo em Portugal semi-feito
Realismo em Portugal
E.E.B Santos Dumont Aluno: Pedro Yuri Ferreira Turma: 2NC4
Sumário
Introdução
Questão Coimbrã
Principais características do realismo
Poesia realista
Prosa realista
Introdução
O Realismo em Portugal teve seu início em 1865, uma época em que liberais e representantes da velha monarquia deposta em 1820 travavam várias lutas. Foi um movimento de renovação, uma tentativa de levar Portugal à modernidade, trazendo ao país as idéias filosóficas e científicas que estava em alta na Europa na época.
Questão Coimbrã
Seu marco inicial foi marco a Questão Coimbrã, uma polêmica literária travada em jornais que teve início quando a Geração de 70, um grupo de intelectuais composto por Oliveira Martins, Teófilo Braga, Antero de Quental, entre outros, defensores das novas idéias da época, recebeu uma crítica do árcade Castilho, um importante representante do tradicionalismo. Após esta crítica, Antero de Quental respondeu em carta aberta com outra crítica, desta vez à censura da livre expressão e do apadrinhamento que Castilho fazia com seus seguidores. Entre 1865 e 1866, várias publicações de grupos que promoviam ataques defendendo as idéias tradicionais e românticas , outros realistas e modernas, era o progresso contra o conservadorismo, o antigo contra o moderno.
Depois dessa primeira polêmica, este grupo de intelectuais começou a organizar conferências em 1870, promovendo debates sobre a renovação cultural e popularizando os ideais de modernização que estavam em alta na Europa e na América do Norte na época. Estas conferências ficaram conhecidas como Conferências Democráticas do Cassino Lisboense e deu mais força ao movimento realista português. Elas foram censuradas pelo governo português, no entanto, já nesta época, o Realismo era forte e deu origem a várias produções em