O cortiço
Vida e obras do autor
Liberalismo
Resumo do livro O Cortiço
Autor Luísio Azevedo
Resumos dos Capítulos.
Capitulo I
O autor começa apresentando João Romão, fala de sua vida, e de uma quitandeira sua vizinha, que cozinhava pra ele, ela se chamava Bertoleza. Ela era uma negra e escrava de um velho cego, que ainda pagava vinte mil-réis a seu dono pela sua liberdade, que logo depois morreu. João ficou muito amigo, mais que amigo, que cuidava de todo o dinheiro dela. Ele era uma pessoa bem segura com o dinheiro. Guardava tudo que ganhava com a negra no banco. E conseguiram juntar um bom dinheiro e foram comprando casas umas próximas das outras, foi o ponto de partida do Cortiço de São Romão que foi aumentando as casas e os moradores.
Um dos primeiros moradores de lá foi seu Miranda com sua esposa Dona Estela e sua filha Zulmira, Dona Estela era adultera e ele só não se separaram porque ele tinha medo do escândalo e além do dote de seu casamento ser o sustento dele. A separação só acontecia dentro de casa, pois dormiam em camas separadas, a filha nasceu piorou, pois a mulher não tinha amor pela criança, por ser fruto de um casamento infeliz e o Miranda não acreditava que a menina era mesmo filha dele.
Miranda e João Romão brigaram, pois João não queria lhe vender um pedaço de terra para fazer um quintal, e depois brigou de novo, pois Miranda não gostava de como ali virava um Cortiço lotado de casas e moradores.
Capitulo II
O autor continua falando da vida de Miranda e do Cortiço, mostra que ele fez fortuna e riqueza mais tinha muita inveja de João por ser rico e ter construído o Cortiço. Que na época justamente chegava a Minas um filho de fazendeiro importantíssimo que daria belos lucros. Era o estudante de medicina Henrique de quinze anos era bonitinho e delicado parecia uma moça. O pai mandava uma mesada para manter-lo, ele pedia para dona Estela, quem ficava responsável por passar para Miranda