diabetes mellitus
Bioquímica
Diabetes Mellitus em pequenos animais
Recife – PE
2014
Diabetes Mellitus em pequenos animais
UFRPE
Recife – PE
2014
Sumário
1. Apresentação
2. Conceito
3. Tipos de diabetes
4. Fatores de risco / Sintomatologia
5. Controle / Manutenção dos índices glicêmicos
6. Bioquímica da diabetes
7. Análogos da insulina
8. Hipoglicemia
9. Complicações
10. Conclusão
11. Bibliografia e referências
1. Apresentação
A diabetes é uma doença que acomete tanto humanos quanto animais de companhia, ela pode ser de tipos diferentes, tendo sintomas e formas de controlar diferentes. É um problema que ocorre com o aproveitamento da insulina pelo corpo, esse mau aproveitamento tem diversas causas e isso será explicado ao longo do trabalho.
Em humanos esta patologia apresenta-se de três maneiras, sendo a do tipo I, tipo II e gestacional. Já em pequenos animais ela mostra-se em número maior já que se têm tipos I, II, III, IV e ainda a gestacional. Este trabalho visa estudar um pouco a diabetes, tendo como objeto de pesquisa principal os pequenos animais (cães e gatos), porém a incidência, sintomas, controle e complicações em humanos também são citados ao longo do texto.
2. Conceito
A diabetes é um problema de saúde pública que afeta números crescentes de indivíduos. Segundo o Ministério da Saúde mais de 250 milhões de pessoas convivem com a doença, mas espera-se que este número chegue a 380 milhões, em 2025. Apenas no Brasil, 12 milhões de pessoas têm diabetes, e muitas ainda nem foram diagnosticadas. (Portal Novartis, 2014) A diabetes é uma doença sistêmica e pode prejudicar diversos órgãos se não for controlada adequadamente por meio de um tratamento multidisciplinar que envolve medicamentos, dieta regulada e equilibrada