Metanol
Professora: Neuralucia
Aluno: Henrique José Silva de Souza Nº: 41
Turma: 305
Trabalho de Química
Metanal e Acetaldeído
Boa Vista - RR
2014
1. Introdução
O presente trabalho é sobre Metanal e Acetaldeído, mais concretamente sobre 3 Metóxi 4 – Hidroxibenzenocarbodeído.
O objetivo deste trabalho é explicar as aplicações do metanal e acetaldeído. Está organizado em duas partes. Na parte será abordado as aplicações do Metanal. Na segunda parte optei por falar do Acetaldeído. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica enriquecida com a leitura em alguns sites.
2. Desenvolvimento
Metanal
O metanal é mais complexo do que muitos compostos de carbono simples, uma vez que apresenta inúmeras formas.
Quando dissolvido em água, o metanal e a água unem-se para formarmetanediol ou methylene glycol H2C(OH)2 O diol encontra-se também em equilíbrio com uma série de oligómeros, dependendo da concentração e da temperatura.
Designa-se por "100% formalina" qualquer solução aquosa saturada que contenha uma concentração de 40% de metanal por volume ou 37% por massa. É normalmente acrescentado um estabilizante como o metanolpara limitar a oxidação e a polimerização. As graduações comerciais contêm normalmente 10 a 12% de metanol para além de outras impurezas metálicas. Suas aplicações principais são: Produção de resinas ureia-formol, fenol-formol e melamínica Matéria-prima para diversos produtos químicos Agente esterilizante. V. autoclave Agente preservante de produtos cosméticos e de limpeza. Embalsamação e conservação de cadáveres e peças anatômicas. Síntese de urotropina. Laboratórios.
O metanal é mais complexo do que muitos compostos de carbono simples, uma vez que apresenta inúmeras formas. Quando dissolvido em água, o