Variado
A ideia de cuidar existe desde o início do século XX, partindo de Margaret MacMillian que através de sua experiência com crianças pobres, criou a escola maternal, atendendo a faixa etária de 3 e 4 anos, onde era desenvolvido o cuidado com o próprio corpo, plantas, animais e atendendo suas necessidades básicas, e diante desse cuidar já se desenvolvia o educar através da interação, lúdico, estímulos, expressão oral e corporal.
Infelizmente este fato de apenas cuidar na educação infantil é uma realidade atual, como afirma Vallejo em que a docência na atualidade tem mais a ver, em certo sentido, com a imagem do professor como “regente de orquestra” do que como armazenador e transmissor de informação; as crianças são vistas meramente como atendimento enquanto seus pais ou responsáveis trabalham, nomeando alguém muitas vezes sem preparação educacional. Isto faz com que o aluno tenha prejuízo em relação às aprendizagens que um educador com formação possa lhe proporcionar com ações educativas que são necessárias na creche e pré-escola.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS Dos ANOS INICIAIS
Evidentemente é essencial na vida de toda criança, é nela que o conhecimento é construído e aprimorado gradativamente. Na Lei nº 11.274/2006 que passou a vigorar neste ano, que o ensino fundamental terá duração de 9 anos e o ingresso a escola na faixa etária dos seis ano de idade, atendendo ao propósito de maior a permanência na escola melhor será a aprendizagem, principalmente na articulação de vivência e saberes dos alunos indiferente do contexto social, atendendo suas diferenças e necessidades específicas, contribuindo na formação social e pessoal do aluno.
É de grande responsabilidade da instituição formar cidadãos decentes e críticos, ensinando seus direitos, deveres, valores e educação, porém educação continua sendo um dever da família, escola apenas reforça esta base para contribuir na formação.