Diabetes Canina e Felina
O que são Diabetes?
Diabetes mellitus é uma doença muito comum em cães mas atinge igualmente 1 em cada 400 gatos. Ultimamente, a sua prevalência em felinos vem aumentando. Esta doença é causada tanto pela insuficiência de produção de insulina como pela dificuldade que o corpo tem em usar a insulina que produz em quantidades normais, ou seja, há uma diminuição da sua acção. A insulina é uma hormona produzida pelo pâncreas que auxilia o movimento da glicose, um tipo de açúcar, do sangue para as células do corpo, onde é posteriormente utilizada para produzir energia.
Explicando melhor o processo, os alimentos que o cão ingere são divididos em várias componentes, sendo um deles os hidratos de carbono, que são convertidos em vários tipos de açúcares, incluindo a glucose. A glucose é absorvida pelo intestino e entra na corrente sanguínea. Uma vez na corrente sanguínea, a glucose passa para as células onde pode ser absorvida e utilizada como fonte de energia – se a insulina estiver presente. Sem insulina suficiente, a glucose não pode entrar nas células e acumula-se na corrente sanguínea, causando as diabetes.
Por que o cachorro desenvolve diabetes? Há vários factores que contribuem para o desenvolvimento de diabetes em cães. Pode ser um factor genético (o cão nasce com a propensão à doença e a má alimentação ajuda no aparecimento do diabetes) ou imunomediados: ou seja o sistema imunológico do cão trabalha contra o pâncreas à medida que este tenta produzir insulina.
Quais cães correm mais risco de desenvolver o diabetes? Cães de qualquer faixa etária podem desenvolver diabetes, mas a maioria tem entre 7 e 9 anos. As fêmeas parecem estar num grupo de maior risco. Algumas raças parecem também ser mais propensas, sobretudo os Samoyeds, terriers australianos, schnauzers miniatura, pugs, poodles miniatura e poodles toy. Para além disso, os cães que tiveram episódios de pancreatite também podem ser mais propensos a desenvolver diabetes.
Quais os