Diabete Mellitus Part
Diabetes Mellitus é uma doença onde acontece uma desordem do metabolismo com total ou parcial ausência de insulina. A insulina é responsável por promover o transporte de glicose do organismo para todas as células do organismo ajudando na formação de ATP, energia utilizada para realizarmos todas as nossas atividades.
A diabetes possui 2 tipos, dos quais pode ser a Tipo 1, mais comum em crianças que se da pela incapacidade do organismo de produzir insulina levando o doente a ter que tomar doses diárias de injeções de insulina para ajudar a baixa-la. Já a diabetes Tipo 2, é mais comum em adultos-juvenis e adultos, que se da pela pouca produção de insulina no organismo, tendo que ser tomado vários medicamentos ao longo do dia para potencializar a produção de insulina e ocorrer a metabolização da glicose de modo eficaz.
Há também a DMG, ou melhor, Diabetes Mellitus Gestacional, que ocorre durante a gravidez devido alguns fatores como: obesidade, tabagismo, baixa estatura, entre outros.
O diabetes tem alguns sintomas tais como: sede excessiva, emagrecimento muito rápido, vontade de urinar o tempo todo, entre outros. Por isso é necessário prestar muita atenção nos sintomas e para o caso de já ter a doença necessita-se de acompanhamento medico e dietas para evitar doenças mais graves que se desenvolvem por causa do diabetes.
2. Conceito
Diabetes Mellitus (DM) pode ser definido como sendo uma desordem do metabolismo em que uma relativa ou absoluta deficiência de insulina leva a uma crônica hiperglicemia com ou sem glicosúria. As alterações em metabolismo de proteínas e gorduras, e as relações duvidosas entre o diabetes e suas diversas alterações degenerativas sistêmicas, tudo isso demonstra que a desordem é um complexo sindrômico. Pode ser verdadeiro que a hiperglicemia é um sinal tardio de uma condição que nós denominamos de diabetes millitus.
Um conceito foi estabelecido para considerar-se a diabetes primariamente e fundamentalmente uma desordem