Perc Rio Aula 1
INTRODUÇÃO
Coração está em posição central, abaixo do esterno e direcionada para esquerda.
Sangue venoso: Artéria Pulmonar e veias cavas superiores e inferiores
Sangue arterial: Artéria aorta e Veias Pulmonares
Vasos que drenam o próprio músculo cardíaco: vasos coronários.
4 câmeras: 2 átrios e 2 ventrículos
Ventrículos: impulsiona o sangue para o organismo
Átrio: recebe sangue do organismo
Irrigação dos pulmões é feita a partir de ramos da artéria celíaca, não é nutrido pelo sangue da circulação pulmonar, pois o sangue da circulação pulmonar é utilizado apenas para hematose (troca gasosa).
Lado direito do coração tem parede ventricular menos espessa que do lado esquerdo, pois necessita realizar menos trabalho.
O volume de sangue que sai de cada um dos ventrículos é praticamente igual (aproximadamente 70ml), mas a parede do lado esquerdo é mais espessa pq a resistência à propulsão do sangue é maior. Em casos de hipertensão pulmonar, no entanto, pode dificultar a saída de sangue do ventrículo direito, resultando em hipertrofia (remodelamento cardíaco) e insuficiência ventricular direita.
Remodelamento cardíaco: mudança na espessura da parede de uma câmera cardíaca causada por alterações nos circuitos vasculares. Remodelamento direito: alterações na circulação pulmonar. Remodelamento esquerdo: alterações na circulação sistêmica.
Empurrar o Fontel: dificuldade do coração de impulsionar o sangue do ventrículo esquerdo
Empurrar a Yasmim: dificuldade do coração de impulsionar o sangue do ventrículo direito
Aumentar a massa do ventrículo esquerdo: significa que ele vai precisar fazer mais trabalho, ou seja, pra expulsar os mesmos 70ml está mais difícil, infere-se que a resistência vascular aumentou. Esse quadro acontece em hipertensão arterial e vasoconstrição (por efeitos de drogas, por exemplo), obstrução (como ateriosclerose), por exemplo.
Válvulas cardíacas: servem pra regular