Tecidos Celulares
Julia Gomes Pinheiro
Tecidos Celulares
São Vicente
2015
Colégio Cellula Mater
Julia Gomes Pinheiro
Tecidos Celulares
Trabalho apresentado à disciplina Ciências
Como partes dos requisitos para a obtenção
De nota do 1º bimestre, solicitado á aluna Julia Gomes pelo professor Leandro de Santana.
São Vicente
2015
Conteúdo
1Introdução 3
2Tecidos celulares 4
2.Tipos de tecido 4
2.1.1Tecido epitelial 4
2.1.3Tecido conjuntivo 6
2.1.4Tecido muscular 8
2.1.5Tecido nervoso 9
3Conclusão 11
4Bibliografia 12
1 Introdução
Neste trabalho falei sobre os tecidos celulares presentes em nosso corpo: quais os tipos; onde se localiza e qual a sua função.
2 Tecidos celulares
2.1 Tipos de tecido
O corpo humano possui quatro tipos básicos de tecido, cada qual com funções específicas: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. A forma da célula relaciona-se à função que desempenham e ao tipo de tecido que formam.
Epitelial: Permite a formação de uma superfície lisa que reveste e protege o corpo e os órgãos.
Conjuntivo: Conforme a forma que apresentam, as células desse tecido possibilitam o preenchimento de espaços, sustentação de partes do corpo, defesa do organismo e transporte de substâncias.
Muscular: Permite maior elasticidade do tecido; sua função está ligada à contração, distensão e, consequentemente, aos movimentos do corpo.
Nervoso: Possibilita maior superfície de contato para captar e transmitir estímulos.
2.1.1 Tecido epitelial
As células do tecido epitelial ficam muito próximas umas das outras e quase não há substâncias preenchendo espaço entre elas. Esse tipo de tecido tem como principal função revestir e proteger o corpo. Forma a epiderme, a camada mais externa da pele, e internamente, reveste órgãos como a boca e o estômago.
O tecido epitelial também forma as glândulas – estruturas compostas de