dhione trabalhos
PRINCIPAIS EFEITOS PROVOCADOS PELAS EMISSÕES RADIOATIVAS.
Efeitos químicos – por exemplo, a decomposição dos sais de prata, existentes nas chapas fotográficas.
Efeitos térmicos – por exemplo, 1g.de rádio libera cerca de 138cal/h.
Efeitos luminosos – muitos elementos radioativos são fluorescentes ou provocam a fluorescência em outras substâncias; isso é usado, por exemplo, para fazer comque números e ponteiros de relógios se tornem visíveis no escuro.
Efeitos elétricos – as emissões radioativas ionizam o ar e também todos os gases, melhorando suas condutividades elétricas. Isso podeser constatado com um eletroscópio.
Efeitos fisiológicos – apesar de a humanidade ter estado sempre submetida ao bombardeio do raios cósmicos, provindos do espaço sideral, a influência dasradiações se acentuou bastante após a invenção dos aparelhos de raio X e a descoberta dos materiais radioativos. O próprio Becquerel sofreu queimaduras e ulcerações na pele por ter transportado materialradioativo no bolso do paletó, e já em 1902 se constatou o primeiro caso de câncer provocado pelas radiações.A radioatividade (AO 1945: radioactividade) (também chamado de radiatividade (AO 1945: radiactividade)) é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações,1 as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária, etc. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são principalmente partículas alfa, partículas beta e raios gama. A radioatividade é uma forma de energia nuclear, usada em medicina (radioterapia), e consiste no fato de alguns átomos como os do urânio, rádio e tório serem “instáveis”, perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama (raios-X). O urânio, por exemplo, tem 92 prótons, porém através dos séculos vai perdendo-os na forma de radiações, até