Custo Da Qualidade De Software
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DHIONE PÁBULO ALVES DOS SANTOS
CUSTO DA QUALIDADE
CACOAL - RO
2015
DHIONE PÁBULO ALVES DOS SANTOS
CUSTO DA QUALIDADE
Trabalho apresentado a UNESC, na disciplina de Qualidade de Software, do V Período de Sistemas de Informação com a finalidade de aprimorar meus conhecimentos e obtenção parcial de notas no bimestre, sob a orientação do Professor Esp. Thiago José Sampaio Kaiser.
CACOAL - RO
2015
Custo da Qualidade
O custo da qualidade de software pode ser definido como todo investimento realizado com a finalidade de um produto ou serviço atingir a qualidade desejada. O custo da qualidade se divide em custos das conformidades e custos das não conformidades.
Custos das não conformidades
Os custos das não conformidades são todos os custos que o projeto terá para reparar falhas e erros de desenvolvimento, ou seja, o custo do não-atendimento dos requisitos.
Estes custos são classificados como falhas externas e internas.
As falhas internas são defeitos identificados antes da entrega do produto, como perda de material, correções, retrabalhos e reinspeção de retrabalho.
As falhas externas são defeitos identificados após a entrega do produto, como devolução de produtos, indenizações e custos processuais e manutenção da garantia.
Custos das conformidades
Os custos das conformidades são todos e quaisquer investimentos feitos com o objetivo principal de prevenir e detectar erros.
Ao se implantar métodos que aumentem os custos da conformidade, automaticamente os custos das não conformidades serão reduzidos.
Isso sempre deve ser levado em consideração, pois com o aumento do custo das conformidades, o projeto terá uma melhor qualidade.
Os custos das conformidades são divididos em custos de avaliação e custos de prevenção.
Os custos de avaliação são aqueles relativos as inspeções que visam medir a qualidade do produto, como testes