gargalo
Escola Técnica Estadual José Alencar
Curso: Técnico em logística
Professor: Jacó Aluno(a): Amanda de Moura Varela Melo
Introdução
Esse trabalho tem por objetivo identificar e analisar gargalos produtivos e seus impactos sobre a rentabilidade das empresas. A relevância desse objetivo encontra-se no fato de que a identificação de gargalos produtivos em empresas com excesso ou escassez de capacidade produtiva é uma informação imprescindível para a tomada de decisão.
Identificação de Gargalos
Gargalo é qualquer obstáculo no sistema produtivo que restringe e determina o seu desempenho e a sua capacidade de obter uma maior rentabilidade. Em um processo produtivo, o gargalo é a etapa com menor capacidade produtiva e que impede a empresa em atender plenamente a demanda por seus produtos. Por outro lado, a existência de níveis excessivos de capacidade produtiva em algumas etapas não gargalos em relação à etapa gargalo, resultam em investimentos ociosos, que influenciam negativamente o desempenho da empresa. Assim, aumentar a capacidade produtiva da etapa gargalo e/ou redimensionar os investimentos ociosos nas etapas não gargalos, podem constituir decisões estratégicas capazes de promover um maior retorno sobre o investimento. Em um processo produtivo que tem uma capacidade produtiva superior à demanda por seus produtos não há gargalo. Há níveis excessivos de capacidade produtiva em todas as suas etapas. Neste caso, a redução dos investimentos ociosos em todas as etapas do processo produtivo pode promover uma maior rentabilidade para a empresa.
A seguir serão apresentadas duas simulações sobre a identificação de gargalos em processos produtivos. Na primeira é identificado um gargalo em uma empresa que produz apenas um produto, enquanto na segunda a empresa produz mais de um produto.
Na primeira simulação, tem-se os dados:
A empresa vende o seu produto por R$ 15,00 a unidade e tem