Dez erros evitáveis de um líder
1. Considerar que você sabe tudo.
Se você acabou de ser promovido a Gerente de Produção, você pode achar que sabe tudo sobre produção. Mesmo que isso seja verdade – e não o é – você certamente não sabe tudo sobre a parte mais importante do seu trabalho: gerenciar pessoas. Ouça as pessoas ao seu redor. Pergunte a opinião delas quando apropriado. Mantenha a mente aberta. 2. Mostrar a todos quem está no comando.
Confie em mim, todos no seu time sabem quem é o novo gerente. Você não precisa dar um grande show sobre o fato de ser “o chefe”. Entretanto, você precisa sim demonstrar que, como chefe, você está fazendo uma diferença positiva. 3. Mudar tudo.
Não reinvente a roda. Só porque a forma como alguma coisa é feita não é a forma como você faria, isso não significa necessariamente que está errada. Aprenda a diferença entre “diferente” e “errado”. 4. Ter medo de fazer qualquer coisa.
Talvez você não tenha pedido a promoção. Talvez você não esteja certo que pode fazer o trabalho. Não permita que isso faça com que você não exerça sua função da melhor maneira que pode. Seus superiores não teriam colocado você nela se eles não tivessem confiança que você pode dar conta do desafio. 5. Não dedicar tempo para conhecer o seu time.
Talvez você tenha trabalhado lado a lado com estas pessoas durante anos. Mas isso não significa que você os conhece. Entenda o que os estimula, como motivá-los, o que os deixa apreensivos ou preocupados. Conheça-os individualmente, porque essa é a única forma pela qual você pode eficazmente gerenciá-los. Seu time é o que vai fazer com que você se saia bem ou se arrebente no seu desafio de ser um bom líder. Dê-lhes sua atenção e seu tempo. 6. Não