Caso Dos Exploradores De Cavernas
O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 ANALISE DAS SENTENÇAS ATRIBUÍDAS PELOS JUÍZES 7
4 O ORDENAMENTO JURÍDICO-PENAL BRASILEIRO APLICÁVEL AOS RÉUS ESPELEOLOGISTAS 8
5 CONCLUSÃO 14
6 REFERÊNCIA.................................................................................................15
1 INTRODUÇÃO
Na estória fictícia desse livro, o autor Lon L. Fuller, reconheceu a variedades de filosofias jurídicas Ocorre no ano 4300, onde quatro indivíduos são julgados pelo assassinato de Roger Whetmore. Condenados pelo crime em primeira instância no Tribunal do Condado de Stownfield,
O Caso dos Exploradores de Caverna é uma obra com intuito de debater sobre os princípios do direito , mostrando através de um caso fictício porem concreto, os valores, os princípios e a natureza em sociedade e individual do homem.
Dentro da filosofia do Direito, o autor quis mostrar inúmeros conceitos filosóficos existentes no mundo jurídico. O objetivo do escritor era de que todo estudante inicial de direito, pudesse em primeiro contato, visualizar uma situação jurídica, em que cada operador da lei, tem uma versão; acusar, absolver etc.
O texto nos mostra algumas ilustrações do direito, dentro da filosofia: historicismo que é uma forma de abordagem dos fenômenos e das culturas humanas. O historicismo cujo trata se da vitória da história, a vitória do homem (cristianismos, ocidentalidade, capitalismos, burguesias). Já o jusnaturalismo é uma corrente do direito natural, teoria que procura fundamentar a partir da razão prática, a partir do que e natural ao homem e positivismo uma forma objetiva de julgar, baseando-se em fatos reais e científicos, sem se basear no abstrato.
Citadas as ilustrações filosóficas contidas no texto, temos a noção de onde vem as argumentações proferidas pelos Juízes do caso, assim podemos