FICHAMENTO COESAO O COERENCIA
Curso de Comunicação Social
Disciplina: Leitura e Pratica de Produção de Texto
Fichamento do texto – Texto e Coerência . Villaça & Travaglia
Capítulo 1-Conceito de coerência e sua relação com a coesão.
“Antes de mais nada, é preciso observar que nenhum dos conceitos encontrados na literatura é capaz de conter em si todos os aspectos que consideramos como definidores da coerência. Vamos, por isso, elencar, de forma sumaria, os traços que tem sido mais comumente apontados. ”p 11
“ A coerência teria a ver com a ‘boa formação’ do texto, mas num sentido que não tem nada a ver com qualquer ideia assemelhada á noção de gramaticalidade usada no nível da frase, sendo mais ligada , talvez a suma boa formação em termos de interlocução comunicativa.”. p 11.
“ Portanto a coerência é algo que estabelece na interação, na interlocução, numa situação comunicativa entre dois usuários. Ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo ser vista , pois como um principio de interpretabilidade do texto”. p 11.
“ Que a coerência é basicamente, um principio de interpretabilidade e compreensão do texto caracterizado por tudo de que o processo aí implicado possa depender”. p 13.
“ Opositivo/distintivo encontramos nos estudos textuais o conceito de coesão. Ao contrario da coerência, a coesão é explicitamente revelada através de marcas linguísticas, índices formais na estrutura da sequencia linguística e superficial do texto, sendo portanto, de carácter linear, já que se manista na organização sequencial do texto. É nitidamente sintática e gramatical, mas é também semântica, pois, como afirma Halliday e Hasan (1976)”. P 13.
“A coesão é então a ligação entre os elementos superficiais do texto, o modo como eles se relacionam, o modo como frases ou partes delas se combinam para assegurar um desenvolvimento proposicional” p 13 a 14.
Conceituações de coesão e coerência segundo alguns estudiosos
“Halliday e Hasan (1976) dizem que a