Diário de Biloca
Título: Diário de Biloca.
Autor: Edson Gabriel Garcia.
Personagem: Fabiana (Biloca), sr. Alceu, d. Regina, Ricardo, André, Kikão, Dri, Isa, Marília, Juliana, Rodrigo, Paulinho, Lu, Glorinha, Afonso, Virgínia.
Espaço: Casa de Biloca, escola, festas, banca, etc.
Tempo: Cronológico. (Desde 15 de fevereiro, até 15 anos depois).
Ano de publicação: 2003.
Enredo: Biloca é uma garota que, obviamente pelo título registra tudo que ocorre na sua vida em um diário. Ela tem 12 anos e é das pequenas coisas, bem familiares e tão presentes no mundo dos jovens, como a bronca e a ternura pela escola e pelos amigos, o momentâneo repúdio pela família, a sensualidade e a sexualidade à flor da pele, o desejo de roupa nova como quem quer mudar de personalidade, que se revelam os sentimentos maiores, até mesmo universais, como a obstinada busca de identidade, a necessidade de se descobrir e se ver aos olhos dos outros, a vontade de querer continuar sendo criança desejando demais se tornar quase uma mulher, ansiedade de ser livre sem nunca perder a comunidade de pessoas que habitam ou ainda vão habitar o seu mundo mais pessoal.
Desfecho: Biloca passa toda a história em meio de uma grande paixão por Rodrigo. Seus pais que já estavam passando por uma situação difícil em suas condições financeiras, agravou-se quando sr. Alceu (pai) perdeu seu emprego, e diante disso tiveram que mudar de cidade e passaram dez, quinze anos.. Fabiana esqueceu dessa paixão de sua adolescência, tanto é que o Rô nunca ficou sabendo disso, ela se formou em turismo e já havia várias propostas de empregos pra ela. Foi aí que, acabou suas histórias em seu diário.
Mensagem: A adolescência é uma fase da vida que deve ser vivida com intensidade. “Nada está escrio nas estrelas e tudo está ainda por ser escrito. Basta querer começar, o resto vem com a vida.”