o diario de biloca
Ibérica
Participantes do Grupo:
Beatriz, 04; Isabela, 08;
Jackeline, 09; Maria Clara, 14...
Professora: Ana Camila
Disciplina: História
Mapa dos Impérios
Espanhol e Português ... (I)
O Inicio ... (B)
*Desde a metade do século XVI, Portugal enfrentou problemas econômicos e políticos.
No ano de 1578, durante a batalha contra os mouros marroquinos em Alcácer-Quibir , o rei português dom Sebastião desapareceu.
Esse evento iniciou uma das mais complicadas crises sucessórias do trono português, tendo em vista que o jovem rei não teve tempo suficiente para deixar um descendente em seu lugar.
Continuação ...(B)
Nos dois anos seguintes, o cardeal dom
Henrique, seu tio-avô, assumiu o Estado português, mas logo morreu sem também deixar herdeiros.
Assim em 1580 e 1640 , Portugal e
Espanha formaram um único império , governado por um rei espanhol. Com essa união Felipe II tornou-se ainda mais poderoso. Continuação... (J)
Apesar de todas estas vantagens, o imperador espanhol teve a astúcia de manter uma significativa parcela dos privilégios e posições ocupadas por comerciantes e burocratas portugueses. No Tratado de Tomar, assinado em 1581, Filipe II assegurou que os navios portugueses controlassem o comércio com a colônia, a manutenção das autoridades lusitanas no espaço colonial brasileiro e o respeito das leis e costumes brasileiros.
Fim da União Ibérica: A
Restauração (M)
Em 1640 Portugal recuperou sua independência. O Duque de Bragança comandou os Portugueses em uma guerra contra a Espanha, movimento que ficou conhecido como Restauração.
Descendente de antigos reis
Portugueses, o Duque foi aclamado rei de Portugal ...
Continuação...(M)
Com o nome de Dom João IV , dando início a dinastia de Bragança. Para recuperar o trono de Portugal e fazer prevalecer sua soberania , os
Portugueses fizeram aliança com vários países Europeus. A Holanda , em troca do apoio ao movimento de