Deutscher werkbund
Definição
Deutscher Werkbund é uma associação alemã fundada em 1907 por um conjunto de artistas, arquitectos e industriais, que tinha como influência os ideais assentes no movimento Arts and Crafts e pretendia promover a qualidade da produção, para a resolução do problema entre o funcional e o estético e assim surgiu a junção de arte, indústria, artesanato e comércio. No entanto, este é um grupo bastante controverso, pois enquanto alguns dos seus representantes como Hermann Muthesius defendia a estandardização e a produção em série, outros como Henry van de Velde defendia a individualidade artística. Por esta razão a Deutscher Werkbund não é considerada um movimento.
Principais representantes
• Peter Behrens (1868-1940) - É considerado por muitos, o primeiro designer da História. Foi um dos arquitectos mais influentes da Alemanha e um dos fundadores da Deutscher Werkbund. Foi também consultor artístico da AEG.
• Hermann Muthesius (1861 – 1927) - Arquitecto, autor e diplomata Alemão.
• Henry van de Velde (1863 – 1957) - Pintor, arquitecto e designer de interiores Belga.
• Mies van der Rohe (1886 – 1969) - Arquitecto Alemão. Conhecido pela frase “less is more” – “menos é mais”.
• Walter Gropius (1883 – 1969) – Arquitecto Alemão e fundador da escola da Bauhaus. É considerado um dos mestres pioneiros da arquitectura moderna, assim como Mies van der Rohe e Le Corbusier.
Distinção entre Deutscher Werkbund e Arts and Crafts
O Arts and Crafts rejeitava a Industrialização bem como a máquina e defendia o regresso do artesanato medieval; a Deutscher Werkbund, pelo contrário, utilizava a máquina como principal ferramenta ainda que juntasse também o artesanato, numa tentativa de melhorar o trabalho e a produção.
Que vantagens revelou para o futuro do Design?
A Deutscher Werkbund é um importante período da história do Design pois foi a partir daqui que nasceu o chamado Design Industrial