Bisnis intelligence
6035 palavras
25 páginas
1. Introdução Com a inovação cada vez mais fluente e presente nas organizações, pode-se observar que no decorrer dos últimos anos, existe uma competição com relação à inteligência de negócios, um desafio de sobrevivência, que busca proporcionar as entidades uma gestão mais organizada e tecnológica. Com a ajuda dos programas de conhecimento inteligente é realizado um desenvolvimento das informações de forma que estas possibilitem o entendimento do processo gerencial e estabeleça situações avaliadoras para decisão. O Business Intelligence, ou simplesmente BI, surgiu na década de 80, criado por uma empresa de consultoria, a Gartner Group, para facilitar o acesso de dados e exploração de informações, o BI caracteriza-se como um sistema informatizado, organizado e flexível, o qual reúne ferramentas capazes de interagir, captar, organizar e apresentar dados e informações reais e relevantes, facilitando sobre maneira as pesquisas mercadológicas e estratégicas de alto nível, as quais, via de regra, não pode ser formada por meio de simples sistemas operacionais.
O Business Intelligence pode ser considerado favorável para o gerenciamento de uma empresa, sendo definido como métodos e processos que visam a aprimorar as decisões do negócio, integração, agregação, de modo a realizar diversificados tipos de estratégias para ela.
Existe uma relação definida entre o mercado versus informação que mostra claramente o envolvimento dessas duas variáveis entre si, e por este motivo, as entidades que consegue definir melhor essa relação, são as que sobrevivem por mais tempo no mercado, viabilizando seu público-alvo, seus fornecedores e todos aqueles envolvidos neste processo.
De acordo com o esboço acima e tendo em vista ser uma ferramenta gerencial de poder relevante para as empresas, pode-se dizer o Business Intelligence hoje se tornou indispensável, além de ser uma inovação tecnológica., Pergunta-se: Como o sistema Business Intelligence pode auxiliar com seus relatórios