Deus e o |Homem, - Imagem de
E criou Deus o homem à sua IMAGEM; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. - (Gênesis 1:27)
Deus criou o Homem à sua imagem, é o que a Bíblia nos diz, mas o que entendemos por imagem?
A palavra “imagem” em hebraico é tselem (צלם), que significa “sombra”. A raiz dessa palavra é o termo tsal (צל), que significa “aquilo que é projetado para o lado”, assim como a sombra é projetada ao lado de um objeto. Outras palavras derivadas dessa raiz são tsel (צל) que significa “sombra” ou “defesa” e tsalal (צלל), que significa “fazer sombra” ou “escurecer”.
Vemos, portanto, que em hebraico a palavra “imagem” significa, na verdade “sombra”. Assim, poderíamos entender a expressão “feito à imagem de Deus” como “feito à sombra de Deus”.
Fomos feitos à sombra de Deus porque “sombra” significa “lugar de refrigério, descanso e proteção”, como no Salmo 36.7, onde lemos que os “filhos dos homens se refugiam à sombra das tuas asas”, ou como no Salmo 91.1, que diz: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará”.
Imagem(grego fantasma, imaginação=fantasia), semelhança, reflexo na água ou no espelho, sensação ou percepção vista por quem a recebe, os antigos afirmavam ser a mudança ou marca introduzida na própria alma, o que nos da um caráter de representação de algo, ou como se quem representa algo leva a imagem que temos daquilo que é representado. Identidade – Caráter – rumo da existência própria
Rm 8.29; 2Co 3.18
Os acontecimentos gravam em nosso cérebro as imagens do ocorrido:
Ex. Os ataques dos aliados ao Iraque, as pessoas famintas na África, os atletas que receberam medalhas, etc...
As imagens tem o poder de permanecer em nossa mente pelo resto da vida,
As imagens tem a capacidade de moldar nosso caráter, estabelecer valores. Propagandas, símbolos sociais, status, fazem com que após absorvermos projetamos em nossa vida.
Assim a imagem de Deus no homem fica deturpada, corrompida, aquilo que o