Determinação gravidade
Campus Itabira
BAC007 – Física Prática Experimental 3: Programa Origin e a aceleração da gravidade – plano inclinado
Alunos da turma P3:
Arthur Dalecio – RA: 23771
Kelly Aline Correia Veiga – RA: 24904
Vinicius Belon Zago – RA: 24352
Prof. Márcio T. Yasuda
Itabira, 19 de novembro de 2012.
Introdução Segundo a primeira lei de Ohm, formulada pelo físico Georg Simon Ohm, a diferença de potencial (V) entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente elétrica (I) e à resistência elétrica do circuito (R). Ou seja, V=RI, em que R pode ser definido pela capacidade que um condutor qualquer tem de se opor à passagem de corrente elétrica. Utilizando-se de softwares gráficos para análise de dados e estatística é possível realizar cálculos e obter gráficos através da relação de grandezas. Neste experimento foi utilizado o software Origin, da desenvolvedora Originlab.
Relacionando diferentes valores fornecidos para a diferença de potencial elétrico (V) e a corrente elétrica (I), foi obtido uma representação gráfica da resistência, uma vez que R=V/I.
Posteriormente, relacionando valores para velocidade e tempo obtidos a partir da observação do movimento de um corpo em um plano inclinado sem atrito, utilizando sensores fotoelétricos, um “carro” com antena, um multicronômetro, um trilho de ar montado sobre base com sapatas niveladas e uma unidade geradora de ar (com mangueira), a fim de eliminar o contato do carro com a base do plano, eliminando assim o atrito.
Objetivos:
Determinar a aceleração g da gravidade, com sua respectiva incerteza, por meio do estudo do movimento de um corpo em um plano inclinado sem atrito e utilizando a equação de Torricelli.
Materiais Utilizados:
Conjunto de queda de corpos CIDEPE, contendo:
01 computador com aplicativo CIDEPE;
06 fios para ligações elétricas;
01 trilho de ar montado sobre base com sapatas niveladoras;
01