Bolsa de valore
1.1 Introdução
A Bolsa de Valores é uma associação sem fins lucrativos cujo objetivo é promover todas as condições necessárias para o funcionamento do mercado de ações. É na Bolsa de Valores que os investidores 1¬¬-Bolsas De Valores compram ou vendem suas ações, sempre por meio de uma corretora de valores.
As Bolsas de Valores são responsáveis por manter local ou sistema de negociação eletrônica adequada à realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários. O patrimônio da Bolsa é representado por títulos que pertencem às sociedades corretoras membros.
Pelos terminais eletrônicos do Mega Bolsa, as corretoras podem enviar suas ordens de compra ou venda diretamente de seus escritórios, de qualquer parte do território nacional ou mesmo do mundo.
O sistema reproduz na tela o ambiente de negócios, exibindo os registros das ofertas de compra e venda das ações negociadas e propiciando o fechamento automático das operações.
1.2 Conceitos
Embora o conselho monetário nacional já tenha autorizado a transformação das bolsas brasileiras em sociedades anônimas, elas atualmente são associações civis, sem fins lucrativos. Seu patrimônio é representado por títulos patrimoniais pertencentes às corretoras. As bolsas são semelhantes a clubes, ou seja, para entrar como membro é necessário adquirir o Título Patrimonial.
As bolsas de valores são também os centros de negociação de valores mobiliários, que utilizam sistemas eletrônicos de negociação para efetuar compras e vendas desses valores.
No Brasil, atualmente, as bolsas são organizadas sob a forma de sociedade por ações (S/A), reguladas e fiscalizadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). As bolsas têm ampla autonomia para exercer seus poderes de auto-regulamentação sobre as corretoras de valores que nela operam. Todas as corretoras são registradas no Banco Central do Brasil e na CVM.
1.3 Função da Bolsa de Valores
A principal função