Cabelo
[pic]Todo bom profissional deve ter esse tema na ponta da língua. É impossível executar um bom corte sem usar ângulos e linhas, eles é que definem se o corte terá camadas, se será fio reto, se a base será reta, oval, em V, etc...
Não existe corte mágico, a cada temporada é lançada uma nova moda, que na verdade é uma combinação de ângulos e linhas, e que já foi usada em anos anteriores sob os mais diversos comprimentos.
Mecha Guia
A mecha guia é a primeira mecha a ser cortada, ela deve ser levantada a cada nova mecha para que todas as subsequentes tenham o mesmo tamanho, angulação e linha.
Ângulos
Não é coincidência, a angulação é a mesma do transferidor que você usava na escola. O ângulo define as camadas ou falta delas no caso o ângulo 0.
0º - Forma a base reta.
45º - Forma camadas que proporcionam leveza a base.
90º - Forma camadas marcadas
135º - Forma camadas marcadas com graduação
180º - Forma camadas alongadas
[pic]Linhas
Horizontal - Forma bases retas.
Vertical - Forma camadas marcadas.
Diagonal - Forma camadas marcadas com graduação e leveza.
Uma dica muito legal é praticar leitura de cortes, assim fica mais fácil assimilar um corte quando solicitado. EX:
[pic]
Como definir se os ângulos de corte são certos ou não? Como você faz?
A angulação é a mesma do transferidor que você usava na escola. O ângulo define as camadas ou falta delas no caso do ângulo zero.
Determinar o ângulo de corte pela coroa e na parte superior da cabeça pode ser mais confuso do que os lados.
Você só precisa se lembrar-se dessa regra simples – a elevação do cabelo no corte é em relação ao chão, e não a própria cabeça.
Se o cabelo é cortado para baixo, quando as pontas estão em direção ao chão, é a zero grau de elevação, e o resultado desse corte é uma base reta.
A 45 graus significa que o corte de cabelo é realizado de modo que as mechas a serem cortadas fiquem a meio caminho entre o corte reto, zero grau, e o