determinação da aceleração da gravidade
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Estudante: Janne Santos de Morais.
Grupo: Janne Santos de Morais Kerolayne Santos Leite Byanca Lucena de Souza
DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE LOCAL
João Pessoa – PB
Maio de 2011
1. OBJETIVOS
Analisar a relação entre o período de oscilação de um pêndulo simples e o comprimento do fio. Determinar o valor da aceleração da gravidade utilizando o pêndulo simples.
2. INTRODUÇÃO TEORICA
Um pêndulo simples é constituído de um objeto de massa m, suspenso por um fio de comprimento L de massa desprezível. Quando o pêndulo se encontra em repouso na vertical as forças peso ( ) e tensão aplicada pelo fio que agem sobre a partícula se equilibram, porem quando é afastada da posição de equilíbrio formando um ângulo (ө) com a vertical e em seguida solto, a componente peso perpendicular ao fio agirá tentando estabelecer o equilíbrio fazendo o pendulo oscilar, sendo assim os parâmetros L, m, ө e amplitude afetariam o período T de oscilação, porém para casos em que o ângulo é muito pequeno, este não influenciará, bem como a massa no período de oscilação que pode então ser determinado pela fórmula: .
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
3.1 Material utilizado:
Pêndulo simples;
Cronômetro;
Régua;
Fita métrica;
Balança.
3.2 Parte experimental:
Parte 1: oscilações Foram feitas com uma fita métrica oito medidas do comprimento (L) do pêndulo. Para cada medida de L, mediu-se cinco vezes o período (T). Para cada período T deixou-se o pêndulo oscilar 10 vezes, e com um cronômetro, marcou-se o tempo total e dividiu esse valor total do tempo por 10 (quantidade de vezes que o pêndulo oscilou).
Parte 2: amplitude. Mediu-se um comprimento L do pêndulo. Fixou-se ao chão uma fita métrica abaixo do pêndulo. Estabeleceu-se uma amplitude inicial de 12 cm e liberou-se o pêndulo deixando-o