Determinação espectrofotométrica de nitritos em água
Aluno 1: Danila Luna Silva
Aluno 2: Isabella Yumi Mori
Aluno 3: João Paulo Moraes Ribeiro
Aluno 4: Mariana Cuani de Souza
Turma: EA42
Título da prática: DETERMINAÇÃO ESPECTROFOTOMÉTRICA DE NITRITOS EM ÁGUAS
Data: 14/08/2013
1 INTRODUÇÃO
O nitrito é uma das formas de nitrogênio que pode ser encontrado em águas e apresenta-se como intermediário nos processos de nitrificação e de desnitrificação. Utilizando o método da Sulfanilamida e Dicloreto de N-(1-naftil)- etilenodiamina, o nitrito é determinado através da formação de um complexo róseo pela diazotação do ácido sulfanílico com o dicloreto de N-(1-naftil)- etilenodiamina. No experimento realizado, determinou-se o teor de nitritos de uma amostra desconhecida de água,utilizando uma escala de padrões de diferentes concentrações de nitritos para se traçar a curva de calibração.
O nitrito é um parâmetro simples, mas de fundamental importância na verificação da qualidade da água para consumo, sua presença é um indicativo de contaminação recente, procedente de material orgânico vegetal ou animal. O nitrito pode ser encontrado na água como produto da decomposição biológica, devido à ação de bactérias ou outros microorganismos sobre o nitrogênio amoniacal, ou ser provenientes de ativos inibidores de corrosão em instalações industriais.
Nitrito é um estado intermediário do nitrogênio, tanto pela oxidação da amônia a nitrato como pela redução do nitrato. Estes processos de oxidação e redução podem ocorrer em estações de tratamento de água, sistema de distribuição de águas e em águas naturais. Raramente ele é encontrado em águas potáveis em níveis superiores a 0,1 mg/L. Entretanto, concentrações maiores que 10 mg/L de nitrato, expresso como nitrogênio (NO3-N), podem ser fatais para crianças com idades inferiores a seis meses e causar problemas de saúde em animais. Em crianças, nitrato é convertido a nitrito, que se combina com a hemoglobina no sangue, formando