DETERMINAÇÃO DO CONTEÚDO DE FERRO EM UM COMPRIMIDO DE VITAMINA
Química Geral Experimental
Relatório
EXPERIMENTO 9: DETERMINAÇÃO DO CONTEÚDO DE FERRO EM UM COMPRIMIDO DE VITAMINA
Introdução
Recentemente, tem havido uma crescente conscientização da importância de um grande número de metais nos sistemas biológicos. O ferro, por exemplo, é necessário no transporte de oxigênio e na estocagem de energia;
A presença de ferro em vitaminas é bastante comum e ocorre na forma solúvel, ferro (II). O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo. A ausência de ferro pode causar várias doenças ou até mesmo a morte.
Para a determinação do conteúdo de ferro na vitamina, podem-se utilizar diversos métodos, o utilizado nessa experiência foi a fenantrolina como agente determinador, pois é altamente colorido e fácil de detectar.
A fenantrolina é um composto orgânico heterocíclico, usado como um agente quelante para íons metálicos. É um composto tóxico, perigoso ao ambiente.
Objetivo
O objetivo dessa experiência é determinar a quantidade de ferro localizada em um comprimido de vitamina, por meio da fenantrolina, e descobrir quais os comportamentos dos elementos e substâncias utilizadas.
Materiais e Métodos
Materiais: 1 tablete de vitamina, 1 almofariz com pistilo, béquer, erlenmeyer, pipeta Pasteur, papel filtro, frascos de 10 ml, agitador magnético, placa de aquecimento, funil de Büchner, HCl, Fe(II), hidrocloreto de hidroxilamina, acetato de sódio, fenantrolina.
Métodos: Solução Desconhecida:
Pesar um comprimido de vitamina. Colocar o comprimido em um almofariz e com ajuda de um pistilo triture o comprimido até obter um pó fino. Pesar e transferir 125 mg do comprimido para um béquer, e adicionar 5 mL de uma solução de HCl. Colocar o béquer em uma chapa de aquecimento com agitação magnética, e sob agitação, manter a solução em