Volumetria de oxiredução
VOLUMETRIA DE OXIREDUÇÃO
VOLUMETRIA DE OXIREDUÇÃO
OXIREDUÇÃO: O termo oxidação é aplicado a processos onde a perda de elétrons por parte de uma substância. Já a redução envolve um ganho de elétrons. Em qualquer reação de óxido-redução, o número de elétrons perdidos pela espécie química que sofre oxidação, deve ser sempre igual ao número de elétrons ganhos pela espécie que sofre redução, mantendo assim uma neutralidade de carga do meio. A relação entre a quantidade de matéria das substâncias reduzidas e oxidada é fixada pelo balanceamento da reação.
FUNDAMENTO DO MÉTODO: A volumetria baseada em reações de oxidação-redução compreende numerosos métodos. Não se aplica à determinação direta de elementos que se apresentam, em um único estado de valência. Muitos são os elementos capazes de exibir dois ou mais estados de valência. Geralmente, tais elementos podem ser determinados mediante métodos titulométricos de oxidação-redução, que é um tipo de titulação baseada em um reação redox entre o analito e o titulante. Estes métodos fazem uso de soluções padrões de agentes oxidantes ou de agentes redutores. Os instrumentos utilizados na titulação dependem da reação que será realizada,mas geralmente usa-se : * Suporte com garra * Bureta * Proveta * Erlenmeyer * Balão volumétrico * Pipeta.
O ponto final na volumetria de oxidação-redução é identificado visualmente segundo vários métodos, conforme a reação envolvida.
EXEMPLOS DE OXIREDUÇÃO: 1. O Fe3+ è reduzido a Fe2+ e o Sn2+ é oxidado a Sn4+. O que acontece, na realidade, é uma transferência de elétrons. 2Fe3+ + Sn2 + 2Fe2 + Sn4+ 2. O número de oxidação do zinco variou de 0 para +2, e o do íon cobre variou de +2 para 0. Neste caso, íons simples estão envolvidos.
Zn0 + Cu2+ Zn2+ + Cu0
3. Os elétrons são recebidos pelo H+, vindos do Zn; o átomo de hidrogênio sem carga combina-se para formar