Indice De Liquidez Corrente
Definição – compara os ativos de curto prazo com as dívidas (passivo) de curto prazo de uma empresa. A liquidez corrente mostra se no curto prazo, geralmente um ano, os ativos são suficientes para cobrir as obrigações de curto prazo.
Quando a liquidez corrente é maior que a unidade isto significa dizer que o capital de giro líquido é positivo.
Fórmula – Liquidez Corrente = Ativo Circulante/Passivo Circulante
Sendo
Ativo Circulante = também denominado de ativo corrente. Engloba o caixa e equivalentes, aplicações de curto prazo (títulos e valores mobiliários), contas a receber, estoques, adiantamentos a terceiros, despesas antecipadas, entre outros.
Passivo Circulante = corresponde ao passivo de curto prazo, denominado também de passivo corrente. Compreende fornecedores, financiamentos e empréstimos de curto prazo, impostos a pagar de curto prazo, dividendos propostos, salários e encargos a pagar, entre outras.
Os dados podem ser obtidos no balanço patrimonial de cada empresa. Por dividir duas informações de uma mesma data, a liquidez corrente diz respeito a uma data específica. Assim, falamos em liquidez corrente de 31 de dezembro de um determinado ano.
Intervalo da medida – Como os valores de ativo e passivo circulante são positivos, a liquidez corrente varia entre zero a infinito. Isto faz com que a distribuição do índice num determinado setor assuma uma distribuição assimétrica à esquerda.
Como calcular – Pelo que voces me informam alerto-lhes que o cálculo da liquidez é realizado dividindo o Ativo Circulante pelo Passivo Circulante:
Ativo Circulante: 9.114.982,42
Passivo Circulante: 524.936,53
Quando dividimos as duas encontramos 17.3639704975
Isto significa dizer que os ativos de curto prazo da empresa são 17,36 maiores que as obrigações de curto prazo. Isto significa que a empresa possui ativos suficientes para quitar as obrigações de curto prazo.