DETERMINAÇÃO DE ÓLEOS FIXOS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA DE FARMACOGNOSIA III
Professor: Leandro Nicolodi Francescato
Acadêmicas: Adriane Heckler, Bruna Wust, Eduarda Paetzold e Juliana Rhoden
DETERMINAÇÃO DE ÓLEOS FIXOS NAS DROGAS VEGETAIS
1. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Com o uso de uma coluna de extração de Soxhlet, foi possível extrair o óleo da semente de girassol e soja, a partir da “Destilação” de um solvente, no caso o éter de petróleo, ao atingir seu ponto de ebulição o mesmo evapora e vai de encontro com o condensador que resfria e volta para sua fase líquida entrando em contato com as sementes a serem analisadas.
A pressão atmosférica irá se igualar com a pressão interna do sistema, o óleo juntamente com o solvente sai do Soxhlet e vai para o balão destilado, espera-se então a evaporação do solvente, pois como o próprio é muito volátil, e obtém-se o óleo com um pouco de resíduo do solvente.
Para a determinação de óleos fixos realizou-se a extração por Soxhlet onde foi utilizado o solvente orgânico éter de petróleo, aplicando-se no extrator, calor suficiente para que o solvente ferva com suavidade, por isso, é necessário conhecer as várias propriedades do mesmo.
A tabela 01 constata propriedades físico-químicas do solvente éter de petróleo
TABELA 01. PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DO ÉTER DE PETRÓLEO
Descrição física
Líquido incolor transparente
Odor
Característico
Densidade
0,63 g/ml
Ponto de fusão
< - 70°C
Ponto de ebulição
30 a 60°C
Solúvel em:
Solventes orgânicos
Insolúvel em:
Água
O baixo valor do ponto de ebulição do éter de petróleo se deve por ele ser uma mistura de hidrocarbonetos, logo, ao apresentar vários compostos com diferentes pontos de ebulição não apresenta valor específico. Esse composto é líquido com a coloração transparente, solúvel em solventes orgânicos e apresenta insolubilidade em agua, seu ponto de ebulição varia entre 30 e 60°C, o