Determincao do indice de iodo
Fundamentos teóricos
O índice de iodo está relacionado às reações de halogenação que parte de um princípio de que cada dupla ligação presente em ácidos graxos insaturados pode facilmente reagir com dois átomos de halogênio (cloro, bromo ou iodo, por exemplo), produzindo derivados trans-saturados.
Quando é utilizado o iodo como reagente halogenado, o numero de gramas de iodo absorvido por 100 gramas de lipídios é chamado de número, índice ou valor de iodo. Este valor é usado como uma estimativa do grau de insaturação dos óleos e gorduras. quanto maior o índice de iodo, maior o número de duplas ligações (insaturações) presentes no óleo, sendo assim, há uma maior probabilidade da amostra ser considerada um óleo do que uma gordura, pois, é sabido de que os óleos possuem um maior grau de insaturação do que as gorduras, o que justifica elas serem sólidas à temperatura ambiente (25ºc). O índice de iodo de uma determinada amostra é geralmente descrito como uma faixa de valor, ao invés de um número fixo, porque o grau de insaturação pode variar sazonalmente ou em função de diferentes processamentos do óleo. (Zambelli, 2009).
ZAMBELLI, R. Relatório referente a prática de Determinação do Índice de Iodo (Método de Wijs). Disponível em:http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA7voAG/indice-iodo-pratica. Acesso em:06/06/2015.
É importante realizar-se tal análise nos óleos e gorduras, pois o aquecimento desses ácidos altamente insaturados resulta na polimerização de glicerídeos. Isso pode levar a formação de depósitos e a deterioração do óleo lubrificante.
KAZITORIS, B. Controle de qualidade do biodiesel: determinação do índice de iodo e a sua relação com o grau de insaturação. Disponível em:< http://www.prp.rei.unicamp.br/pibic/congressos/xviiicongresso/paineis/072841.pdf>. Acesso em:06/06/2015.