Relatorio
INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS
ENGENHARIA INDUSTRIAL QUIMICA
RELATÓRIO DE PRATICA
DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDA DE UM ÓLEO
JOSEANE ORTIZ BREITENBACH
Sandro Eduardo da Silva
Eduardo Farias Ritter
Marcelo Bach
Lucas Scherer Graff
NOVO HAMBURGO, 26 JUNHO DE 2007.
1. INTRODUÇÃO
Este experimento tem como objetivo determinar a viscosidade do óleo contido em um viscosímetro de cilindros coaxial.
2. TEORIA
A viscosidade é a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor a velocidade em que o fluido se movimenta. Define-se pela lei de Newton da viscosidade:
[pic] (4.1)
Onde a constante μ é o coeficiente de viscosidade, viscosidade absoluta ou viscosidade dinâmica. Muitos fluidos, como a água ou a maioria dos gases, satisfazem os critérios de Newton e por isso são conhecidos como fluidos newtonianos. Os fluidos não newtonianos têm um comportamento mais complexo e não linear.
Viscosidade é a medida da resistência de um fluido à deformação causada por um torque. É comumente percebida como a "grossura", ou resistência ao despejamento. Viscosidade descreve a resistência interna para fluir de um fluido e deve ser pensada como a medida do atrito do fluido. Assim, a água é "fina", tendo uma baixa viscosidade, enquanto óleo vegetal é "grosso", tendo uma alta viscosidade.
A unidade de μ no SI é Pa.s (Pascal por Segundo), mas é mais comumente expressa em “cp” (Centipoise), a relação entre elas é de ( 1cp = 10-3 Pa.s ).
3. PROCEDIMENTO
Na determinação da viscosidade do óleo foi utilizado os seguintes equipamentos: viscosímetro, pesos, balança, régua, paquímetro, cronômetro, termômetro e o óleo em analise.
Com o