Determinação de uma constante de equilíbrio de complexação
Determinação de uma constante de equilíbrio de complexação.
03/10/2013
Objetivos
O experimento consiste na identificação da constante de equilíbrio () da reação de complexação do tiocianato de férrico , por meio do método colorimétrico. Tal método se baseia na observação das concentrações dos íons presentes no sistema em equilíbrio, através de medições das absorbâncias das espécies coloridas.
Introdução
A luz que incide em determinada substância pode sofrer reflexão, refração, espalhamento ou absorção por parte do material e pode haver ou não uma parte da radiação que não sofre nenhum desses processos e o atravessa (é transmitida).
A absorção ocorre em nível molecular. Uma característica das moléculas é possuir níveis de energia quantizados, os quais podem ser ocupados pelos elétrons. Na radiação luminosa o valor da energia depende do seu comprimento de onda. Quando a energia que a luz transporta é igual à diferença entre dois níveis energéticos, ocorre a absorção, de modo que a energia da radiação é transferida para a molécula.
Diferentes substâncias absorvem de forma distinta a radiação de um determinado comprimento de onda, possuindo o chamado espectro de absorção característico. Tal diferença entre os espectros de absorção permite a identificação das substâncias pela análise da medida da intensidade de luz que atravessa a amostra, bem como a quantidade em que elas estão presentes em determinada solução.
Para encontrar uma concentração, deseja-se medir a luz absorvida, então se deve ajustar o equipamento emissor de modo que incida sobre a amostra apenas a luz absorvida por ela, excluindo-se os demais comprimentos de onda. Dessa forma, o que o receptor realmente mede é a parte da luz que consegue passar, a que é transmitida.
O colorímetro é usado para determinar a absorbância, pois é um instrumento que emite uma radiação de certo comprimento sobre uma solução e mede a absorção