DETERMINAÇÃO DE UMA CONSTANTE DE EQUILIBRIO DE COMPLEXAÇÃO
Exp.1 – DETERMINAÇÃO DE UMA CONSTANTE DE EQUILIBRIO DE
COMPLEXAÇÃO
Objetivos
Familiarização com a técnica de colorimetria. Determinar a constante de equilíbrio de complexação de tiocianato férrico.
Resultados
Apresentação e tratamento dos dados experimentais
Sabe-se que os íons férricos , são fortemente complexáveis por íons tiocianato, e a relação entre esses íons varia desde 1 até 6. Nesse experimento admitiu-se que a reação preponderante seja a formação do [Fe(SCN)]2+ ,complexo de coloração vermelho sangue, de acordo com a equação(1) abaixo:
Fe3+ (aq) + SCN-(aq)
[Fe(SCN)]2+ (aq)
(1)
De acordo com o procedimento experimental (vide roteiro), fez-se determinada solução de tiocianato férrico e selecionou-se o comprimento de onda de máxima absorção do [Fe(SCN)]2+. Vale ressaltar que antes de cada medição de absorbância, zerou-se o espectrofotômetro utilizando a solução padrão preparada. De acordo com a tabela 1, nota-se que o comprimento de onda de maior absorção do complexo foi o de 470 nm.
Para as etapas posteriores do experimento, portanto, foi utilizado esse comprimento de onda. Tabela 1: Absorção do [Fe(SCN)]2+ diferentes comprimentos de onda .
Comprimento de onda (nm)
Absorbância de [Fe(SCN)]2+
420
0,388
470
0,421
520
0,218
570
0,062
1
Gráfico 1: Absorbância de [Fe(SCN)]2+ em função do comprimento de onda.
Utilizando o comprimento de onda de 470 nm. Preparou-se as soluções de acordo com a tabela 2 (detalhes do preparo das soluções são apresentadas no roteiro).
Nota-se que fixou-se o volume de Fe(NO3)3 0,2M , e variou-se a quantidade de KSCN
0,002M. Desta forma força-se que o reagente limitante seja o KSCN, assim teoricamente todo SCN- adicionado reagirá com os íons Fe3+, formando o complexo [Fe(SCN)]2+.
A concentração de KSCN foi calculada de acordo com equação (2) .
𝜇1 𝐾𝑆𝐶𝑁 . 𝑣1 𝐾𝑆𝐶𝑁 = 𝜇2 𝐾𝑆𝐶𝑁 . 𝑣2 𝐾𝑆𝐶𝑁
(2)
Sendo que: μ1KSCN = 0,002M ; 𝑣1 𝐾𝑆𝐶𝑁 =